segunda-feira, 17 de julho de 2023

A escrita como recurso facilitador do meu processo de aceitação de mim


      Depois de bastante tempo - como de costume - retorno ao meu blog para escrever mais uma vez. A minha escrita ocorre geralmente após um processo longo de reflexão e, muitas vezes, marcado de períodos introspectivos cheios de pensamentos sobre mim, a vida, o que eu gosto e porque escrevo. Na minha visão, compreendo que nós seres humanos somos seres dinâmicos e complexos e suscetíveis a mudanças, principalmente mudanças que concernem a nós mesmos: como somos, quem somos. Então, para mim faz todo o sentido que outras vivências e experiências entrem em uma evidência maior que a escrita em alguns momentos, e nesse ciclo eu sempre acabo retornando para a escrita e o escrever justamente por conta das minhas próprias mudanças subjetivas, porque aqui em palavras elas adquirem um sentido, uma projeção concreta que representa aquilo que eu pensei e senti no exato momento em que construí os meus textos, dentre eles as postagens neste blog: Denny's Forest é uma expressão do que fui, sou e estou me tornando porque estou sempre em movimento e indo em uma direção que descubro apenas quando chego lá.
     Escolhi o título "A escrita como recurso facilitador do meu processo de aceitação de mim" por vários motivos. Têm várias palavras aqui que representam e contemplam muito acerca da pessoa que me tornei, principalmente devido a formação que escolhi que tem tudo a ver com muitas coisas que acredito, como o processo de aceitação de si mesmo. A escrita e este blog têm um espaço especial na minha vida porque estiveram comigo e atravessaram durante esses mais de dez anos e até mais do que esse tempo em específico. Retomando um pouco o título do post, entendo como "recurso facilitador" como algo que tem me proporcionado desenvolver, crescer e alavancar e, neste caso, se trata da aceitação de mim mesma que acaba sendo um processo por ser algo contínuo, afinal como pessoas estamos sempre em constante mudança.
      O que posso dizer então? Escrever me parece ser uma atividade em que é necessário organizar as ideias, reflexões, imaginação e sentimentos para se colocar em palavras, e pode nem sempre ser algo fácil de se fazer uma vez que percebe que deve haver um nível de aceitação de si ou estar em um processo de aceitação pois algo que lhe é muito interior e interno ser posto em palavras - uma maneira mais concreta e com forma - é como encarar a si próprio, um olhar para si mesmo. Então, pensando dessa forma e olhando para muitas das coisas que escrevi no passado, percebo o quanto ler o que escrevi me permite me revisitar e assim também aceitar a pessoa que fui, que pode ser um pouco diferente do que sou agora, o que também indica um processo de redução de autocrítica e uma atitude de ser mais gentil e acolhedora comigo mesma. Assim, vejo que escrever tem a ver com passado, presente e futuro, pois com os meus textos, eu concretizo algo que estou sendo no momento em que estou escrevendo, e que pode ser relido e revisitado por mim futuramente, logo o meu texto escrito já pertence ao passado e é um presente para meu eu do futuro e - mais importante - quando ler, estarei lendo no meu tempo presente e neste tempo posso entrar em contato comigo e me permitir aceitar que eu fui e quem eu sou, bem como posso dar novos sentidos para vários pontos da minha vida que aquele texto meu me remetem.
       Então, por que a escrita seria um recurso facilitador do meu processo de aceitação de mim? Porque por meio dela posso repetir esse processo no decorrer da minha vida, tanto escrevendo como revisitando textos já produzidos me proporciona uma aceitação de mim, e por sua vez me possibilita crescimento pessoal no que diz respeito a autoconfiança e da minha maneira como lido com meus avanços e recuos, com meus altos e baixos. Hoje a escrita está me apresentando cada vez mais esse lugar que até pouco tempo atrás não me parecia ter esse teor cheio de possibilidade para o agora e o amanhã. Escrever neste blog sempre foi sobre dar forma, imagem e corpo às minhas ideias, opiniões e sentimentos, como uma forma de expressar o que penso e sobre o que gosto de falar, ou seja uma expressão de mim que está em constante mudança e reformulação.
      Eu me sinto cada vez mais feliz em saber que algo que é tão meu tem me ajudado a acreditar mais no meu potencial e na minha capacidade, algo que em diversos momentos é sempre posto em xeque. Pode ser que então escrever seja esse lugar para qual eu possa voltar para que possa ir mais adiante, em caminhos e outros lugares que não acreditei tanto serem possíveis, mas que podem ser em algum dado momento. Por muito tempo, a produtividade e resultados têm me impedido de fazer algo que não me dê algum tipo de retorno financeiro - algo que é sempre exigido desde que alcancei a vida adulta - e sei que essa é uma realidade compartilhada pela minha geração. Dessa forma, o blog também me ajudou nessa perspectiva de que meu tempo e a minha produção também podem ser para mim e cujo resultado e ganho somente eu sei o devido valor, e óbvio não é mensurável pois é subjetivo e envolve meus processos de crescimento como a confiança que citei anteriormente. Espero então assim escrever mais e terminar diversos posts que comecei aqui e não finalizei justamente por duvidar da minha própria capacidade e por não ser algo que tenha retorno financeiro... O foco é e deveria ser o retorno que tem pra mim, pois o ganho de poder acreditar mais e mim através de escrever tem valor inestimável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Autumn Falling Leaves Tree Branch