Olá!
Depois de meses sem postar devido ao curto tempo nos últimos 6 meses, eu trago neste post um jogo mobile para celular e tablet que comecei a jogar no início do ano. Eu simplesmente adoro esse jogo! Ele se chama Chain Chronicle e está disponível para Android e iOS. Produzido pela SEGA em parceria com a Gumi.Inc, Chain Chronicle é um jogo online classificado como um Line of Defense RPG devido ao fato das estratégias de batalhas sejam feitas em tempo real, além os personagens estarem divididos em classes, são elas: soldiers, knights, clerics, archers e wizards.
Começando o Chain Chronicle
Antes de tudo, o jogo possui uma história e, conforme vamos avançando, vamos melhor compreendendo o que está acontecendo. E, a partir do rumo que a história vai seguindo, vamos passando por diversos reinos presentes no continente do jogo, Yggdra. O jogo possui uma tela inicial na qual temos o mapa do continente inicial, no qual começamos com uma pequena party e, no decorrer da história encontramos outros personagens que ficam como se fossem reserva para a party principal.
Por meio do menu principal nós temos acesso a outras ferramentas importantes para o jogo, como editar a party e recrutar novos aliados. As moedas azuis chamadas de arcana coins e prysma que ganhamos no decorrer, podemos recrutar personagens cada vez mais fortes.Os personagens são divididos por nível de raridade: 1 estrela (☆) e 2 estrelas (☆☆) é Comum, o de 3 estrelas (☆☆☆) é raro, de 4 estrelas (☆☆☆☆) é super raro e, por último de 5 estrelas (☆☆☆☆☆) é ultra raro. Quanto maior o nível de raridade de um personagem, mais forte ele tende a ser.
Os Personagens
Como eu falei anteriormente os personagens são divididos em classes em nível de raridade, e ambos fatores estão associados às habilidades que ele tem e, também ao seu golpe especial (Special Skill). Para ilustrar, apresento abaixo o líder da minha party:
Quando abrimos a aba de info sobre o personagem, nós podemos ter acesso às habilidades dele em batalha, a descrição do seu special skill e o quanto de mana ele precisa para fazê-lo, além de ter um pequeno profile que conta um pouco quem é o personagem. Conhecemos um pouco a história dos personagens a partir das suas quests (character quest) que surgem conforme eles avançam de level, no fim da quest desbloqueamos algumas habilidades ou ganhamos algum item valioso.
A Party
Dependendo do tipo de inimigos que vamos enfrentar nas quests, criamos uma party baseada nas fragilidades deles utilizando as habilidades e os special skills de cada personagem. Cada party é composta de 4 personagens na party principal e de 2 na sub-party, que são podem participar da batalha assim que um dos componentes da party principal for derrotado. Então, a party fica assim:
Quests
No decorrer do jogo, nos deparamos com 3 tipos de quests: Main Story Quest (quest da história principal do jogo) Free Quests (quests permanentes localizadas por todo o jogo) e Character Quests. O AP que é a energia que recebemos para continuar jogando, portanto temos uma quantidade limitada de quests para jogar devido à quantidade de AP que cada quest possui. Lembrando que o AP pode ser recuperado com o passar do tempo, através de itens ou através de envio de AP entre os amigos no jogo.
Ao final de cada quest recebemos alguns bonus em ouro e, caso alguns inimigos derrotados derrubem alguns baús, recebemos arcanas e outros itens importantes. E, claro, cada quest nos garante XP, o que aumenta o level dos personagens. Quanto maior a dificuldade da quest, maior a quantidade de XP ela pode oferecer aos personagens.
Para alcançar diferentes quests, é necessário avançar na história principal do jogo que, claro, aumenta de level de dificuldade conforme progredimos na história. Depois de completamos as Main Story Quests podemos avançar no território do jogo e abrir rotas para outros vilarejos e acesso a outros reinos do continente:
Em batalha
O modo de batalha é interessante, podemos controlar todos os personagens e atacar sem turno, o que faz do Chain Chronicle um tipo diferente de RPG. A partir da classe em que se encontram, os personagens da party são alinhados no campo de batalha. Geralmente soldiers e knights ficam na linha de frente, archers e wizards na linha de fundo e o cleric sempre ficam no meio:
Cada batalha é divida em waves ou rounds nas quais diversas frotas de inimigos se apresentam em cada uma. Lembrando que cada wave só acaba se derrotarmos todos os inimigos. A cada início de wave temos uma roleta que aleatoriamente oferece mana para que os specials skills possam ser utilizados:
Cada mana apresenta um cor diferente associada à classe dos personagens presentes em batalha: vermelho (soldier), azul (knight), verde (cleric), amarelo (archer) e lilás (wizard). Além disso não temos controle sobre que tipo de mana virá para os slots, alguns personagens tem habilidades para ganhar mais mana e para desacelerar a roleta, porém não interferem no tipo de mana que poderá vir. Como eu disse anteriormente, cada personagem possui um número de mana específico para realizar o special skill, portanto dependendo da batalha e de que personagens temos e campo devemos nos lembrar quando e como usar cada special quando forem possíveis. Eu acho legal é que quando cada special é acionado, há aquela imagem clássica dos jogos de RPG e de luta:
Outros continentes
A versão 2 do jogo está muito melhor que a primeira porque nos dá possibilidade de navegar para outros continentes e abrir caminho para outras quests, personagens e dar outro rumo a história principal do jogo. Na aba "Continent Select" temos a possibilidade de visualizar os outros continentes, porém alguns ainda estão bloqueados por necessitarem do avanço na história principal do jogo.
Outros modos de jogo
Ainda na aba "Select Continent" podemos selecionar outro continente chamado Mystery Island, que nos dá acesso a outras extensões do jogo.
O interessante do Chain Chronicle é que o modo de jogo não fica somente na história principal e nas free quests, ele nos dá a possibilidade de lutar contra outros jogadores por meio do Colosseum e do Sage's Gauntlet, modalidade que também oferece itens para o jogo como recompensas.
Ainda temos o Blacksmith onde podemos forjar armas mais fortes aos personagens e na Mystic Forest encontramos quests para obter os itens necessários para tal. Além disso, podemos verificar a potência e o tipo de arma dentro do Blacksmith.
Eventos semanais em Chain Chronicle
Um ponto fundamental do jogo é como ele não fica enjoativo devido aos eventos que ocorrem semanalmente. Nestes eventos geralmente obtemos itens, armas e personagens de 4 e 5 estrelas por meio de várias quests. O que é bem legal, porque podemos ganhar esses itens mais facilmente e de graça, pois, claro, o jogo também possui a parte em que pagamos para adquirir personagens e itens. Os eventos semanais são adicionados na parte esquerda da tela inicial e podemos ter acesso às quests por lá:
Missões
A versão 2 do jogo também trás o quadro missões nas quais podemos completar conforme vamos jogando, quando completadas, ganhamos itens raros e personagens 4 estrelas. O acréscimo desse quadro foi muito importante pois deixa o jogo mais dinâmico.
Amigos no jogo
O jogo nos permite criar círculos com outros jogadores pelo mundo ao selecioná-los como reforçamento à party antes de iniciar uma quest. Então, após isso será enviado um convite de amizade e, caso aceito, ambos terão benefícios, como por exemplo poder usar o special skill do amigo durante uma batalha.
Além disso, quando preenchemos uma lista de amigos, podemos receber e enviar AP entre si, para aumentar a quantidade de quests que podemos fazer por dia. Ao enviar o AP, recebemos a mesma quantidade em troca, o que torna muito útil.
Infelizmente o jogo não apresenta chat entre os jogadores, porém indica um app para fazê-lo.
Bem, essa foi a minha review e recomendação de jogo, apesar de pouco conhecido, o Chain Chronicle possui grande potencial entre os outros mobiles do gênero. Pra quem se interessou, fica aí a dica. Espero que tenham gostado da postagem! Para quem quiser me adicionar no jogo, o meu ID está na imagem acima!
E, antes que perguntem, o Chain Chronicle não possui um seriado animado, ele tem alguns episódios curtos que narram uma parte da história, porém eles se encontram em japonês na internet, ainda não há episódios legendados tanto em inglês como em português, o que é uma pena :(
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário