sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O álbum "The Wave" de Tom Chaplin

Postagem atualizada em: 09/11/2016

     Esse mês de outubro tive novidades com relação ao mundo da música, o já anunciado e tão esperado pelos fãs do Keane, álbum solo de Tom Chaplin The Wave finalmente chegou. Para quem não conhece, o Tom é vocalista da banda Keane e o seu álbum solo fora um projeto a parte planejado por ele há algum tempo. Por considerar que o Keane deu um tempo das composições e novos lançamentos após o The Best Of em 2013 para se dedicarem a projetos paralelos, bem como dar foco às suas respectivas famílias. Então, neste período Tom se dedicou a produzir suas próprias músicas para compor o seu álbum solo.


O álbum

      Lançado em 14 de Outubro de 2016, The Wave, em português "A onda", possui 11 faixas na versão comum e a versão Deluxe do álbum conta com 5 faixas bônus. Segue a relação delas abaixo:

1. Still Waiting
2. Hardened Heart
3. The River
4. Worthless Words
5. I Remember You
6. Bring The Rain
7. Hold On To Our Love
8. Quicksand
9. Solid Gold
10. See It So Clear
11. The Wave
12. Better Way (Bonus)
13. Turning Back (Bonus)
14. Love Wins (Bonus)
15. Cheating Death (Bonus)
16. Bound Together (Bonus)


Primeiro Single

Quicksand


     O single oficial do CD fora lançado no YouTube e posteriormente em outros sites para download. Quicksand, em português, "areia movediça" é uma canção de Tom dedicada a sua filha Freya, a letra trata essencialmente de como a vida pode ter altos e baixos, e de como é inevitável falhar e sofrer durante o percurso dela, mas que não se está sozinho, sempre temos alguém especial com quem contar. Nesse caso, Tom se refere à própria filha de que estará ao lado dela  nos momentos que ela mais precisar de alguém.
    Segundo o Tom, o vídeo da música foi inspirado na série de atual sucesso Stranger Things no qual temos protagonistas mirins, por isso temos um garoto como protagonista do vídeo.  A mensagem do vídeo basicamente representa alguém tentando sair do círculo que seria sua "zona de conforto" e enfrentando algo que lhe derruba de volta, algo que está bem conexo ao conteúdo expresso na própria música.
     Além da versão de estúdio, Quicksand também ganhou a versão acústicaTom também lançou em seu canal oficial do YouTube vídeos para as músicas: Hardened Heart (estúdio), Still Waiting (acústico) e Hold On For Our Love (acústico).

A vida pessoal de Tom e The Wave

     O álbum tem um sentido muito importante para Tom. Ela fora composto no período em que o músico lutava contra o alcoolismo e uso abusivo de drogas e, por conta  disso, possuía problemas familiares e tinha grandes dificuldades em se reabilitar. Apesar dele e os demais integrantes do Keane serem conhecidos por não divulgar sua vida pessoal e tampouco estarem presentes em manchetes falando de suas vidas, esta foi a primeira vez que Tom falou abertamente sobre seu problema (que já o havia abalado em 2006 durante a turnê do 2º CD do Keane).
    Em uma entrevista traduzida pelo site do Keane Brasil, deixa claro que a produção e composição do álbum fora uma das maneiras pelas quais Tom buscou formas de lidar com seus problemas emocionais, alcoolismo e uso de drogas, em suas palavras: "Houve uma hora em que eu achei que morreria mas fazer esse álbum me salvou".
      O interessante de The Wave é que além de ser uma produção musical, ela possui uma parte totalmente visual bem dinâmica feita com fotos, comentários e as letras das músicas, deixando claro o sentido que elas têm para o Tom e a relação com sua vida pessoal. Tal visualização está disponível no site oficial do Tom no View The Wave.

Algumas Perguntas e Respostas Traduzidas da Live pelo Facebook 


     No dia 20 deste mês, o Tom fez um pequeno evento em sua página oficial no Facebook no qual ele ouviria seu álbum junto com seus fãs e ao mesmo tempo receberia perguntas sobre a produção do álbum e sobre as faixas dele. O site oficial do Tom recapitulou e disponibilizou algumas perguntas então selecionei algumas e traduzi abaixo:

Fã 1: "Por que você escolheu essa [Still Waiting] como a primeira faixa do disco?"
Tom: Porque é a música mais sombria e eu queria que o disco começasse no lugar mais sombrio"

Fã 2: "(...) Como você se sente lançando essas músicas profundas e pessoais para o mundo?"
Tom: "Se faz alguma diferença para  as pessoas ouvir alguém sendo aberto e vulnerável, então esta é a melhor coisa que eu jamais poderia esperar para o álbum"

Fã 3: "[Sobre The River] O que inspirou isso?"
Tom: "O desejo de me livrar da nostalgia e viver o presente e para o futuro"

Fã 4: [Sobre Worthless Words] Você aprendeu a pedir perdão [say sorry] e expressa isso agora?"
Tom: "Essa é a ideia sobre a música em alguns aspectos - como a palavra perdão 
[sorry] tem muito valor na minha vida. Eu tento viver minha vida agora então eu não tenho que pedir perdão com tanta frequência, mas isto certamente tem um sentido subentendido. Embora eu seja um inglês (britânico) eu realmente peço perdão várias vezes quando não é preciso!"

Fã 5: [Sobre I Remember You] "De quem você está falando?"
Tom: "Esta é uma música para uma solitária e perdida parte de mim - recuperada parte de mim, e permitir que esta tenha uma voz."

Fã 6: [Sobre Quicksand] "O que você sente quando você canta esta música?"
Tom: Quicksand me faz pensar sobre minha filha Freya toda vez que eu canto.

Fã 7: [Sobre Solid Gold] "Essa música é sobre sua esposa também. (...) Você não era capaz de ver o quanto ela significava para você antes e durante seus tempos difíceis?
Tom: "Eu acho que [esta música fala] do problema com o vício. Ele quer você para ele, ele odeia as pessoas que te amam"

Fã 8: [Sobre See It So Clear] "Esta música fala sobre lidar com o seu passado - você está feliz agora?"
Tom: "Eu não encontrei a chave para a felicidade eterna mas pelo menos agora eu dei a mim mesmo a chance de experienciar isso mais frequentemente"

Fã 9: [Sobre Better Way] Qual o sentido por trás dessa música?"
Tom: "É uma música sobre ir em frente e encontrar esperança, sobre a energia que eu senti durante o ano passado"

Fã 10: "Do que se trata Turning Back?"
Tom: "Esta é sobre um relacionamento desgastado, no qual a outra pessoa não dá respostas"

Fã 11: [Sobre Cheating Death] "Do que se trata esta música?"
Tom: "É sobre como a vida é presa por um fio, e sobre perceber que o único caminho para não se sentir amedrontado por essa ideia é continuar seguindo em frente e viver intensamente"

Fã 12: [Sobre Bound Together] Essa foi escrita para sua esposa?"
Tom: "Esta foi escrita por mim e por minha esposa! Esta [eu senti] como uma boa forma de terminar as faixas bônus e todo o álbum deluxe!"

Fã 13: "Por que você dedicou usar fotos pessoais para a arte do álbum sendo que você sempre foi reservado [com relação a sua vida pessoal]?"
Tom: "Meu processo em tempos atuais tem sido o de se abrir [para outros]. Com certeza tem partes de mim que eu ainda mantenho de modo particular, mas eu penso que a vida é mais suportável e bonita quando nos conectamos com os outros"

Fã 14: "Qual a primeira palavra que vem a sua mente quando pensa sobre o seu álbum?"
Tom: "Orgulho"

Fã 15: "O que houve com "It's Over"? [single lançado anteriormente, disponível aqui]
Tom: "Bem, esta [faixa] apenas não entrou no contexto do álbum, mas eu adoro esta e eu espero que um dia ela tenha um lugar"

Minhas impressões

     Eu tive oportunidade de ouvir todas as músicas de The Wave e eu percebo que as faixas têm uma similaridade com relação a melodia e o conteúdo das letras, como se tratasse de um tema específico que fica em torno de sentimentos de superação, esperança e a busca de viver uma vida melhor e mais feliz. Há diferentes instrumentos (piano, violino, teclado, saxofone, trompete) e elementos (backing vocal, coral acapella) nas diversas faixas do álbum, o que faz com que cada uma música transmita um sentido e sentimento único. Minhas faixas favoritas são: "Quicksand", "Still Waiting", "Hardened Heart", "Hold On To Our Love", "I Remember You" e "Better Way". Esta última tem uma letra sobre superação e tem um espaço especial no meu coração.
    Do meu ponto de vista, neste álbum, o conteúdo das músicas envolvem principalmente os temas: crise, perdas, sentimento de culpa e busca de superação. Elementos estes que podemos perceber no primeiro álbum do Keane (Hopes & Fears) e também no último álbum (Strangeland), mas também observo que The Wave tem mais o estilo musical do Strangeland por conta da utilização do piano clássico sem sintetizadores como apresentado em Hopes & Fears
    Pessoalmente falando, The Wave representou bastante para mim devido ao seu conteúdo passado pelas letras e também pela escolha dos instrumentos presente nelas. Eu gosto de ouvir este álbum porque me passa um sentimento de esperança e um desejo de superação dos momentos difíceis, os quais representam bem nas faixas "Better Way" e "I Remember You". Creio que ele tenha se tornado importante para mim à medida que a mensagem de Tom tenha feito bastante sentido quando me volto para minhas próprias questões pessoais, suponho que seja dessa forma que ele pretendesse tocar as pessoas que ouvissem seu álbum, de se identificarem com o conteúdo que é demasiadamente humano.

Até a próxima postagem!

Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Autumn Falling Leaves Tree Branch