segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Experiências de uma escritora amadora


     Quando eu comecei o blog, meu objetivo era escrever sobre o que me interessasse da forma que achei que fosse melhor expor as minhas ideias. Porém,  com o passar do tempo também me dediquei a criar minhas próprias narrativas em 2013 e, devido a isso, deixei o blog de lado por um bom tempo. A partir desta experiência de melhorar a escrita cada vez mais, compartilho aqui as minhas descobertas, alguns obstáculos e faço alusão a um breve caminho do que seria criar suas próprias narrativas.
    Para dar seguimento à postagem, decidi estruturá-la em alguns pontos chaves bem curtos que gostaria de comentar aqui.

O que influencia e como (não) conseguimos fugir disso
     Pode-se ter total razão quando se afirma que tudo que se lê influencia no seu próprio texto, dependendo dos autores e do tipo de texto que lemos, de alguma forma, isso se reflete nas nossas produções textuais. Creio ainda que muito mais além dos livros, há influência vida de todos os lados: filmes, músicas, desenhos animados, histórias em quadrinhos, mangás, séries, jogos e qualquer outro tipo de entretenimento baseado em um roteiro/história a ser contada.


Yuuko de xxxHOLiC Rei - Mangá da © CLAMP
Recebi muita influência proveniente dos temas tratados pelas personagens
     O mais interessante é a pergunta: será que dá para fugir dessas influências? Pode ser que sim ou até mesmo não, depende do próprio escritor. Uma forma bem interessante de dar os primeiros passos ao criar algo seu, é listar as influências que você percebe serem refletidas na sua própria criação. Pois quando se sentir perdido, sem saber que rumo dar para a narrativa, elas podem te ajudar.
     Por outro lado, fugir das influências pode ser realizado de modo mais eficaz quando escolhemos as influências de devemos usar, seja o modo de escrever ou de conduzir a própria história na qual você aprendeu e apreendeu de algum lugar, mais provavelmente de algo que te despertou atenção e que você goste muito.

Experiência,  imaginação e observação
     Outro ponto interessante é que dependendo do que se trata sua história, alguns pontos-chave dela exigem fazer várias pesquisas, afinal algumas coisas podem te exigir conhecimentos de algo que você mesmo não sabe. Então, com base no que escrevi (que foi bem pouco) e que pesquisei sobre o ato de escrever e criar, escrever exige algo para além da imaginação, exige um pouco de sua própria experiência, até mesmo de histórias reais que você já viu/leu e, por último, de observação. Para falar de personagens que são humanos como nós, neles vão se refletir várias das condições próprias de ser humano: ter sentimentos, lidar com pessoas, etc. Nisso a forma como nós enxergamos a vida e a visão de mundo e de humanidade perpassam pela nossa criação, o que se torna um elemento fundamental para que o leitor se identifique ou não com o que estamos dizendo.

Dicas pessoais
    Eu sei que, por mais que a vontade de escrever seja grande, não conseguimos produzir como queremos, acontece o famoso "entrave criativo" e acabamos muita das vezes desistindo do que fazer com a própria história, sem saber  que rumo ela deve tomar. 


Encarar uma página em branco não é fácil pra ninguém

    Diante disso, compartilho algumas coisas que me ajudaram a prosseguir com a minha própria narrativa:
1. Criar um roteiro: Escrever um pequeno roteiro com a sequência de cenas mais importantes da história para não se perder e nem acabar esquecendo do que virá acontecer depois.
2. Escrever no papel: Pode ser algo bem bobo a priori mas escrever no papel ajuda a nos conectarmos melhor com a história, afinal está sendo escrita pelas nossas próprias palavras e o ato de escrever dá um foco para isso, faz você lembrar disso.
3. Experiência de leitura: Você pode buscar outros autores além dos que você já conhece bem, e que escrevam no mesmo estilo de obra narrativa e gênero que sejam o mesmo que o seu, ou que se aproxime. Isso ajuda na hora enriquecer o vocabulário e também na forma de aprender melhor a narrativa descritiva.
4. Sites para escritores amadores e iniciantes: É sempre bom procurar algumas dicas, resenhas e outras informações sobre escrita de quem já tem uma experiência maior que a sua. Na minha pesquisa que visava melhorar a minha forma de escrever, encontrei os seguintes sites:
a)Ficção Em Tópicos
Site do escritor e jornalista Diego Schutt trás diferentes dicas para quem quer escrever além de oferecer um curso para escritores iniciantes.
b)HomoLiteratus
O site e também canal do YouTube fornece de tudo, sejam notícias, resenhas e dicas para escrever, além de falar um pouco de como os livros nos influenciam.
c)BrainPickings
A escritora Maria Popova trás todo tipo de resenha e postagens muito bem construídas com base nos diversos textos e pesquisas que ela realizou, além de discutir temas atuais e enriquecedores com base na escrita.
d)Momentum Saga
A escritora Lady Sybylla trás em seu site várias resenhas, algumas dicas sobre escrever - principalmente ficção científica - e também discute temas atuais para reflexão, como a construção de personagens femininas e assuntos afins.

     Escrever não é algo fácil para quem está dando os primeiros passos. Eu, por exemplo, criei alguns textos e ainda timidamente estou tentando terminá-los e fazer as revisões finais, mas um dia eu chego lá. Espero que este texto no qual compartilho minha pouca experiência possa ajudar outros que, assim como eu, já estiveram perdidos sem saber por onde começar.


Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Autumn Falling Leaves Tree Branch