"Um passado que não volta mais" chega a ser uma sentença redundante justamente porque o que se passou realmente não tem como ser vivido novamente, tampouco ser experimentado da mesma forma, porém eu escolhi exatamente estes termos porque consegue deter exatamente o que eu estou querendo dizer: há coisas que realmente não têm como continuar existindo ou voltar a existir porque perdem o sentido de ser devido às mudanças no contexto. O que pode significar uma perda muito grande de certa forma e assim, chegamos na saudade. Por isso escolhi "saudade de um tempo que não volta mais" como sentença para iniciar sobre o que quero dizer aqui.
Mas então, o que One Piece tem a ver com isso? Vamos lá.
Esse comparativo de experiências me fez refletir justamente sobre aquele contexto todo em que se assistia anime que, com o tempo, devido a muitas mudanças, deixou de existir. E hoje não é possível que exista este contexto novamente devido a muitas questões, dentre elas direitos autorais e os serviços de streaming. Então, com clareza, posso dizer que é algo que não tem como voltar mais e quando eu paro e penso, é como se aquela experiência de poder conhecer mais ao anime, as letras das músicas e todo aquele senso de identificação e coletividade fizesse uma falta por eu saber que isto existiu num dado momento. E a partir disto, eu comecei a pensar "será apenas nostalgia? Ou eu me sinto assim porque eu tenho saudade de algo que não tem como recuperar? Ou é apenas porque assistir o anime de novo faz com que eu lembrasse de como foi parte de minha vida e das pessoas de idade próxima a minha que viveram as mesmas coisas e se lembram disso também?".
Pensando nessa lógica, cheguei a compartilhar estas perguntas com alguns dos meus amigos e veio então aquela frase clichê "Naquele tempo que era bom", o que me fez pensar se a gente não tinha se tornado "os velhos da praça", ou seja, nos tornamos aqueles idosos que se reuniam para lembrar do passado que viveram compartilhado? Mas em vez de estarmos na praça, estamos na internet e na rede social falando com saudosismo do nosso passado que nem fora há tanto tempo assim. O contexto mudou tanto em pouco tempo, o que faz com que a gente tenha essa sensação de que o passado parece muito mais longe do que ele de fato é. E nestas mudanças fomos perdendo rapidamente algumas coisas que fizeram parte da nossa vida e que não há como se recuperar, como a legenda feita por fãs no One Piece. E como que se lida com isso depois de perceber que é assim?
One Piece me trouxe então essa sensação de perda e de saudade, que não significam necessariamente algo ruim. Apenas me trazem uma consciência maior do meu contexto, de como está um pouco distorcida a noção de tempo devido a tecnologia e outras mudanças no contexto geral. O que me leva para um lugar de tentar elaborar e significar todas estas coisas dentro da minha própria experiência de vida e assim caminhar com um sentido que faça sentido pra mim. Pode ser um pouco difícil perceber e aceitar que o agora se trata de uma eterna impermanência, o que parece concreto pode então deixar de existir e não voltar mais, ficam apenas as memórias.
Dito tudo isto, ter voltado a assistir o One Piece fez uma mudança muito significativa na minha vida, pelas reflexões e memórias que me proporcionou, e também pelo fato de que me mostrou ser possível fazer as coisas no ritmo que faz mais sentido pra mim, e que posso me divertir hoje com algo que fez parte do meu passado - aquele passado que não volta mais, mas que se faz presente de uma outra forma com outros significados. A saudade se mantém, e no meu caso, é como um lembrete de que eu sou feita de quem eu fui e do que posso ser.
Termino esta postagem com o primeiro encerramento do One Piece que, para mim, significa de forma concreta o meu sentimento de saudade de um passado que não volta mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário