Postagem atualizada em 12/11/2016
Voltei depois de um bom tempo (eu sei). Nesta postagem resolvi falar um pouco da minha cantora favorita Vanessa Carlton e de seu último álbum lançado este ano. Tive oportunidade de ouvi-lo por completo, incluindo as versões extras. Vanessa Carlton me acompanha desde seu lançamento com a música A Thousand Miles em 2002, desde então sua sequência de produções acompanham a minha trajetória até aqui. Sendo assim, antes de falar propriamente de seu novo álbum Rabbits On The Run, farei um pequeno percurso da cantora até o ano atual de 2011.
Antecedentes de Rabbits On The Run
Be Not Nobody
Antecedentes de Rabbits On The Run
Be Not Nobody
E primeira aparição de Vanessa Carlton se deu em 2002 com o seu primeiro álbum, o qual tem o seu primeiro hit e marco conhecido pela maioria das pessoas A Thousand Miles. Com estilo predominantemente pop e com melodias e letras mais animadas, Vanessa recebe várias indicações de prêmio no mundo da música. O piano se apresenta como seu instrumental principal e fundamental na composição das músicas. Outros hits presentes no álbum: Ordinary Day e Pretty Baby, também bastante conhecidos.
Harmonium
Este álbum é o que tem a sonoridade que mais gosto, o estilo do piano é tão diferenciado do primeiro, algo que fez com que gostasse tanto das músicas: Afterglow, Who's To Say e Anne.
Heroes & Thieves
Neste álbum é possível perceber uma valorização mais intensa do piano se comparado aos seus álbuns anteriores, algo que se mostra perceptível nas faixas: Come Undone e Home que apresentam solos de 1 a 3 minutos no final.
Este álbum marca o final do acordo entre Vanessa e sua gravadora Universal, uma vez que, assim como em Harmonium ela deteve controle total da produção musical, para ser exatamente como ela preferia, como seu estilo daquele momento e não como a produtora musical gostaria que ela compusesse. Devido a isso Vanessa perdeu popularidade entre o lançamento do segundo e este terceiro CD e precisou buscar por outras gravadoras que aceitassem produzir o seu trabalho. Tal realidade se refletiu no lançamento tardio de novidades e previsão de seu próximo CD, o qual comentarei a seguir.
O álbum
Lançado em 26 de julho de 2016 sob nova gravadora, Rabbits On The Run é o quarto álbum de estúdio de Vanessa Carlton. Composto de 10 faixas na versão comum e 3 faixas acústicas lançadas no iTunes. Além disso, o álbum também conta com vídeo da música Carousel como extra, e dois vídeos sobre a produção do álbum, também lançado no iTunes.
Sobre o título e arte do álbum, Vanessa disse em entrevista à SongFacts, que teve inspiração nos livros "A Longa Jordada" [em inglês Watership Down] de Richard Adam e "Uma Breve História do Tempo" [em inglês A Brief History of Time] de Stephen Hawking. Quanto ao símbolo do coelho, refere este é símbolo de diferentes mitologias e outras referências. Devido à conexão que ela teve com as histórias presentes nos dois livros, que envolvem conteúdos sentimentais, Vanessa ele ambos como a base de todo o projeto que pensou para Rabbits On The Run.
Single
Carousel
Lançado em maio de 2011, Carousel apresenta o estilo independente, autônomo e próprio de Vanessa Carlton. Em entrevista ao SongFacts, Vanessa relatou que:
Outros singles do álbum lançados são: Dear California, I Don't Want To Be a Bride e Hear The Bells.
Sobre a construção do álbum: The Four Elements of Rabbits On The Run
Para falar de seu novo álbum, Vanessa gravou um vídeo falando sobre o processo de produção que, segundo ela, no momento buscava o melhor contexto para criar Rabbits On The Run. No vídeo, ela afirma que queria capturar uma assustador, honesto, sonhador e fantástico som neste álbum. Na busca de criar este som, Vanessa elege o que chama de 4 elementos de Rabbits On The Run: 1) Encontrar pessoas que a ajudassem a criar essa atmosfera, assim ela encontrou o produtor musical Stevie Osbourne, que fora fundamental para alcançar seus objetivos. 2) O segundo elemento ela define como um coral que gostaria de incluir nas faixas devido ao fato de ter músicas que seriam construídas com base nele, então fora incluído o coral de crianças Capital Children's Choir. 3) Se referem ao músicos que iriam compor a equipe de produção do álbum, ela nomeia como importantes: o guitarrista Ari Ingber e o baterista Patrick Hallahan. 4) O quarto elemento ela afirma ter sido o processo de gravação das músicas e o local, que fora o Real World Studios.
Minhas impressões
Finalmente em Rabbits On The Run, percebi um estilo diferenciado dos anteriores justamente devido a inserção de violão e alguns outros instrumentos de corda, enquanto que o piano já não é tão predominante - o que é incomum se comparado aos álbuns anteriores. Aqui, Vanessa Carlton adota o estilo Indie, mesmo que algumas faixas como Tall Tales For Spring e Carousel ainda apresentem semelhanças com o estilo dos dois últimos álbuns.
Quando anunciada a gravação deste novo álbum, até então com suposto título Tall Tales For Spring, foi prometida a faixa instrumental Waltz que, infelizmente não veio como eu esperava, pois ela apareceu com letra e o nome fora modificado para Tall Tales For Spring. Dentre as faixas que marcam a diferenciação no estilo da cantora, de modo a demarcar a transição para o indie/folk, está Dear California pois apresenta o predomínio do violão e há pouca prevalência do piano, diferentemente dos estilos anteriores. E, para conferir este novo estilo, eis aqui ela:
1. Carousel
2. I Don't Want To Be a Bride
3. London
4. Fairweather Friend
5. Hear The Bells
6. Dear California
7. Tall Tales For Spring
8. Get Good
9. The Marching Line
10. In The End
11. Tall Tales For Spring - Acoustic Version (iTunes)
12. Carousel - Acoustic Version (iTunes)
13. London - Acoustic Version (iTunes)
14. Carousel - Music Video (iTunes)
15. The Four Elementos of Rabbits On The Run - Video (iTunes)
16. Behind the scenes of 'Carousel' video - Video (iTunes)
Sobre o título e arte do álbum, Vanessa disse em entrevista à SongFacts, que teve inspiração nos livros "A Longa Jordada" [em inglês Watership Down] de Richard Adam e "Uma Breve História do Tempo" [em inglês A Brief History of Time] de Stephen Hawking. Quanto ao símbolo do coelho, refere este é símbolo de diferentes mitologias e outras referências. Devido à conexão que ela teve com as histórias presentes nos dois livros, que envolvem conteúdos sentimentais, Vanessa ele ambos como a base de todo o projeto que pensou para Rabbits On The Run.
Single
Carousel
Lançado em maio de 2011, Carousel apresenta o estilo independente, autônomo e próprio de Vanessa Carlton. Em entrevista ao SongFacts, Vanessa relatou que:
"Foi a a única música que escrevi em um sonho que pareceu muito boa pela manhã (...) Eu acordei com o um sentimento, mais do que palavras. Mas eu tinha e escala e o ritmo do refrão, que é como se você repousasse em apenas uma nota. Isso foi às 3:30 [da manhã], eu acordei e fui até o piano apenas para registrar rapidamente no meu GarageBand a parte do piano - Eu não tenho ideia de como eu lembrei disso. Então eu apenas toquei isso e voltei para a cama. E então, as palavras começaram a vir, a melodia das letras, isso foi vindo à tona. E eu escrevi tudo no escuro no meu Blackberry"Carousel é uma expressão da ideia do álbum pensada por Vanessa com base nos dois livros que ela te apego pessoal, tanto que a arte dos coelhos e título do álbum aparecem em um trecho desta música em específico: For all your brokenhearted lovers lost / Go find another one / Cause you know time won't wait and you'll be late / White rabbits on the run.
Outros singles do álbum lançados são: Dear California, I Don't Want To Be a Bride e Hear The Bells.
Sobre a construção do álbum: The Four Elements of Rabbits On The Run
Para falar de seu novo álbum, Vanessa gravou um vídeo falando sobre o processo de produção que, segundo ela, no momento buscava o melhor contexto para criar Rabbits On The Run. No vídeo, ela afirma que queria capturar uma assustador, honesto, sonhador e fantástico som neste álbum. Na busca de criar este som, Vanessa elege o que chama de 4 elementos de Rabbits On The Run: 1) Encontrar pessoas que a ajudassem a criar essa atmosfera, assim ela encontrou o produtor musical Stevie Osbourne, que fora fundamental para alcançar seus objetivos. 2) O segundo elemento ela define como um coral que gostaria de incluir nas faixas devido ao fato de ter músicas que seriam construídas com base nele, então fora incluído o coral de crianças Capital Children's Choir. 3) Se referem ao músicos que iriam compor a equipe de produção do álbum, ela nomeia como importantes: o guitarrista Ari Ingber e o baterista Patrick Hallahan. 4) O quarto elemento ela afirma ter sido o processo de gravação das músicas e o local, que fora o Real World Studios.
Minhas impressões
Finalmente em Rabbits On The Run, percebi um estilo diferenciado dos anteriores justamente devido a inserção de violão e alguns outros instrumentos de corda, enquanto que o piano já não é tão predominante - o que é incomum se comparado aos álbuns anteriores. Aqui, Vanessa Carlton adota o estilo Indie, mesmo que algumas faixas como Tall Tales For Spring e Carousel ainda apresentem semelhanças com o estilo dos dois últimos álbuns.
Quando anunciada a gravação deste novo álbum, até então com suposto título Tall Tales For Spring, foi prometida a faixa instrumental Waltz que, infelizmente não veio como eu esperava, pois ela apareceu com letra e o nome fora modificado para Tall Tales For Spring. Dentre as faixas que marcam a diferenciação no estilo da cantora, de modo a demarcar a transição para o indie/folk, está Dear California pois apresenta o predomínio do violão e há pouca prevalência do piano, diferentemente dos estilos anteriores. E, para conferir este novo estilo, eis aqui ela:
Até a próxima postagem!
Referências e Imagens
Vanessa Carlton Official Site
Vanessa Carlton - Wikipedia in English
Rabbits On The Run (album) - Wikipedia in English
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