segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Reflexões sobre "Death Note"


     Este é um dos animes mais famosos e comentados do mundo! Acredito isto se dá devido ao tema posto em questão e dos "duelos" de raciocínio lógico. Talvez eu esteja divagando diante das situações ali apresentadas, mas acredito que uma reflexão acerca disso possa ser levantada. Depois de discutir alguns pontos com alguns amigos, resolvi postar algo sobre.


"Eu sou a justiça!"
     Bom, inicialmente devo dizer que a principal questão aqui é o senso de justiça, que nos personagens principais aparece de forma controversa. O "fazer" justiça de cada um é totalmente diferenciado, enquanto L acredita que matar criminosos não é exercer justiça, Kira acredita veemente que sim, e que desta forma pode criar o "novo mundo" que seria sem nenhum tipo de crime. Ambos modos de pensar justiça são debatidos hoje, cada qual com seu ponto de vista, devido a isso nós temos uma legião de fans que se dividem nos 2 pontos de vista, afinal o dualismo "certo x errado" fica a critério de cada um e uma visão maniqueísta não cai bem como ponto de análise.
     Durante o decorrer do anime se apresentam uma série de cenas que nos fizeram refletir ou mesmo nos surpreender com certas atitudes das personagens presentes. Selecionei algumas partes para não estender esse post a ponto de contar o anime todo.



     A primeira cena que selecionei foi a que mostra o interesse radical do Light ao se deparar com o que o Death Note pode fazer e a ideia que logo é apresentada, o que é um tanto surpreendente mesmo, pois ele se coloca na posição de julgar e condenar alguém sem ter nenhum tipo de remorso ou arrependimento. Este modo de julgar é colocado por L mais tarde como "mentalidade de um deus", o que também nos deixou em aberto pra refletir. A participação ora ativa ora passiva do Shinigami Ryuuku ajudou o próprio Light em boa parte de seus propósitos.




     A segunda cena em questão é quando L se identifica pro Light, sendo que aquele já suspeitava que este seja o Kira. É uma das cenas mais loucas do anime, no início o confronto de estratégias se apresentava distantes e agora se mostra cara a cara. Sem falar que esta é a parte que deixa mais preso ao anime, porque fica mais interessante, o confronto bem inteligente proposto por L e Light faz isso. 

     

     A terceira cena escolhida foi a entrada da terceira personagem principal Misa Amane a qual também possui um Death Note e apóia a justiça proposta por Kira. A reflexão sobre a personagem é sobre aquelas pessoas que viriam a apoiar esse senso de justiça, uma vez que depende do ponto de vista de cada um, logo quando proposta uma ideia se apresentarão os simpatizantes.



     E continuando o tema dos simpatizantes de ideias, mais para o final do anime temos Teru Mikami, o qual fica com posse do Death Note segundo os planos do Light, este personagem demonstra enorme simpatia e rigidez acerca da justiça de Kira, o mais marcante nele também é a lealdade e submissão a Light. Acredito que este fato tenha como explicação uma situação de (digamos) servidão, pois serve veemente aos propósitos sem contestar.




     A quarta cena (que quase esqueci de mencionar) foi a abdicação do Death Note feita por Light para que as suspeitas sobre ele fossem desconsideradas. O que mais me chamou a atenção foi como Light muda após esquecer tudo que fez e sobre o caderno, porque a mudança é muito radical, ele já passa para a ótica de justiça de L, ou seja, deixa de seguir o seu senso de justiça. Nesta situação levantamos a questão: o seu senso de justiça fica em função de ter o poder ou não em mãos? A reflexão nos remeteu àquela famosa frase de Abraham Lincoln: "Para descobrir o verdadeiro caráter de um homem, dê-lhe poder." A explicação da mudança de Light fica em aberto, mas é bem claro que o poder em suas mãos (Death Note) mudou seu caráter e sua ótica sobre justiça.  

    Para finalizar, o episódio final de Death Note pode ser dividido em duas partes que achei bem metafóricas:



1. Quando Light corre e "vê" o seu "eu" no passado. Bem, essa cena não me pareceu cena de arrependimento, mas como se Light visse que, sem o caderno, ele teria aquela vida cotidiana e não morreria desse jeito.



2. O momento da morte de Kira. Nesta cena aparece o L de frente para Light nos seus momentos finais, achei que fosse uma forma de dizer que apesar de ter tirado o L de seu caminho, uma hora Light iria morrer também, os dois iriam ter o mesmo fim. Então, neste momento sua auto proclamação como "deus de um novo mundo" decai totalmente, porque Light era tão mortal quanto as pessoas que condenou.

Até o próximo post! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Autumn Falling Leaves Tree Branch