segunda-feira, 3 de junho de 2019

Contribuições da formação na universidade pública para a pessoa que eu sou hoje


     Este foto significa bastante coisa, principalmente por ter o meu nome apresentado na parede de um dos pavilhões nos quais eu assistia aula na universidade, e assim chego no que quero dizer aqui. Ultimamente tenho pensado sobre este assunto devido ao contexto político no qual estamos vivendo no Brasil e, diante disso, me recordo de algumas experiências que vivi durante a minha formação na Universidade Federal do Pará que contribuíram para que eu amadurecesse e pudesse ter um ponto de vista mais crítico e reflexivo sobre a realidade e sobre diversas outras situações que perpassam durante a vida. Depois de ler tantas referências e ter contato com colegas, professores e outros profissionais de diversas formações, sinto que tudo contribuiu para que ser a pessoa que sou hoje e, de certa forma, continua contribuindo.
     Na universidade eu aprendi a ter mais autonomia tanto no pensar e no agir. O que se apresenta em sala de aula pelo professor pode se apresentar como motivador a buscar outros conhecimentos por conta própria, assim como pode facilitar com que surjam dúvidas sobre o que se está estudando. Além disso, o que se lê e o que se discute em sala de aula, fez com que tivesse contato com outros pontos de vista e sobre a diversidade do que seria atuar na minha profissão, algo que me ajudou a tentar direcionar um pouco a buscar conhecimento para poder escolher no que poderia atuar e como atuar.
     A convivência com diversos tipos de pessoas e de diversas faixas etárias fez com que pudesse compreender que cada pessoa tem seus objetivos pessoais e tem motivos particulares acerca do porquê escolheu cursar determinada área e que nem sempre se alinhavam aos meus próprios objetivos, assim pude aprender a lidar com pessoas que tinham perspectivas diferentes da minha, o que cada um fará com o conhecimento aprendido na formação é a escolha de cada um.
      A universidade também me ensinou sobre posicionamento político e de forma podemos defender nossos interesses e reagir de forma legal quando percebemos que estamos sendo prejudicados ou penalizados por determinada situação que não parece ser justa. Creio que isto fora fundamental para que eu pudesse aprender a olhar temas, pontos de vista e experiências com mais atenção e reflexão pois percebo que não há realidade que se adeque à dualidade certo x errado, é algo muito mais complexo e que se deve lidar com mais propriedade.
      As leituras que tive contato e que são provenientes das grandes ciências Filosofia e Sociologia me proporcionaram mais ainda com que pudesse ter uma visão mais crítica sobre fenômenos humanos e sociais, de forma que a partir da crítica e da reflexão, pudesse me posicionar e criar minhas próprias conclusões e valores acerca de diversas coisas que circundam a vida como um todo. Assim como a leitura crítica me propiciou a pode analisar discursos e compreender o objetivo de cada um, de forma que me possibilitou a refletir de modo autônomo e criasse uma certa repulsa a discursos manipulativos e alienados. Também compreendi que as pessoas possuem suas próprios valores sobre a realidade e que, se discordamos, não precisa ser de forma agressiva ou desrespeitosa.
      O incentivo dado por professores a busca do conhecimento e também pela efetivação da práxis (teoria x prática) para que pudéssemos avançar cientificamente e contribuir para o crescimento da profissão vez que tivesse uma visão mais ampliada sobre a produção científica e de como o seu retorno para a sociedade é muito importante.
        Todas estas experiências são aprendizados que levo aonde quer que eu vou (como bagagem) e creio que me proporcionaram amadurecimento pessoal e consequentemente profissional, de forma que isso teve reflexo em várias partes da minha vida, principalmente no pensar, escrever e expressar reflexões, opiniões e análise, as quais vêm a impactar indiretamente ou diretamente neste blog. Agradeço imensamente pela oportunidade de ter vivido uma parte da minha vida na universidade pública.

Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. Em tempos de certa "demonização" das Universidades Públicas, e da crucificação do pensamento crítico, é muito bom ver o feedback de pessoas que viveram e tem gratidão por terem ajudado a construir a história de nossas universidades. Compartilho do mesmo ideal e tive uma experiencia parecida em muitos pontos, longe de ter sido "doutrinado" ou de ter sido um "idiota útil", nas mãos de "professores oportunistas". Espero que muito mais pessoas ainda tenham a oportunidade de aprender e viver essa experiencia em nossas universidades.

    ResponderExcluir

Autumn Falling Leaves Tree Branch